quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Errare humanum est...

Hoje liguei para uma amiga minha de longa data com quem não falava há imenso tempo.

O telefone tocou, foi atendido e fez se ouvir uma foz feminina com sotaque nortenho. Não achei estranho pois a minha amiga é da Póvoa de Varzim. Cumprimentei-a e ia começar a meter me com ela sobre não ser da Zon, o meu número de telefone do trabalho apresenta-se como um daqueles números convenientemente escolhidos pelas empresas para fazer chamadas de marketing, quando a voz diz "Deve ser engano, aqui fala a Flora."

Pedi desculpa pelo incomodo e desliguei ainda convencido que ela me tinha "enganado".
Fiquei um pouco a pensar porquê a minha amiga me teria querido enganar. Não é nada o género dela. Continuei a trabalhar. Depois lembrei-me, e se tinha sido eu quem se tinha enganado?!?
Fui de seguida verificar o número que tinha marcado. Pois... afinal quem se tinha enganado era eu...

Marquei então o número correcto. A minha amiga não atendeu. Deixei uma mensagem na caixa de voz dela...

Esta longa história porquê... Muitas vezes é difícil ver questões de outro ângulo. Eu parti do princípio que o número que tinha marcado era o correcto, afinal ...

Muitas vezes nos acontece, nas relações do dia-a-dia, no trabalho, em casa nas compras. Partimos de alguns princípios que por vezes estão errados e é difícil olhar para nós e criticar, questionar, assumir culpa, assumir erros, adaptar, seguir caminho e ficar bem com a nossa consciência.

4 comentários:

  1. este pequeno acontecimento de um dia permite nos retirar uma lição, melhor uma aprendizagem para o nosso dia-a-dia. é sempre mais facil vermos os erros dos outros e não os nossos :-) não vou esquecer.

    maria

    ResponderEliminar
  2. Porque a vida é feita de inúmeros acontecimentos e iguais perspectivas, por vezes temos de sair de nós mesmo e tentar, apenas tentar com vontade de conseguir, estar no lugar do outro. Nem sempre fácil, nem sempre imediato, nem nunca impossível...A Pronúncia do Norte é de facto irresistível, não é? ;)

    ResponderEliminar
  3. Cara amiga de longa data... Sim, de facto a pronúncia do Norte é simplesmente deliciosa...

    ResponderEliminar
  4. E fala-te na voz da Antiga Sabedoria, num sussurro de magia que convida a Acreditar. Hope you are you and life treats you well ;)

    ResponderEliminar